quarta-feira, 4 de maio de 2011

O MELHOR DETONADO

Caso você esteja jogando a versão internacional de FFX você terá 3 perguntas em japonês a primeira é qual Sphere Grid você quer: o primeiro é o tradicional, o segundo o novo Sphere Grid da versão Internacional. Caso você queira enfrentar todos os chefes opcionais e ter todos os status no máximo escolha o primeiro, caso você queira apenas fechar o jogo sem ir muito longe nas sidequests escolha o segundo, que permite uma customização maior. Lembre-se que não se pode alterar isso durante o jogo.
Escolhendo o Grid será feita uma pergunta se você quer ou não escolher o Grid selecionado, se escolher que não (segunda opção) você voltará para a pergunta anterior.
A terceira pergunta é qual o idioma do jogo: Japonês (primeira opção) ou Inglês (segunda opção). Independente de qual você escolher a dublagem do jogo será sempre em inglês. Isso pode ser alterado durante o jogo. Nessa versão de jogo o nome de alguns Crests e Sigils será diferente, veja a seção Celestial Weapons para mais informações.

O jogo começa com 7 pessoas em volta de uma fogueira. Um deles, Tidus se levanta e vai até uma colina.

Tidus: “Listen to my story, this may be our last chance”.



1.0 Zanarkand:

Tidus, é um famoso jogador de Blitzball (uma espécie de handebol misturado com futebol americano debaixo d’água).
Assim que assumir o controle do personagem chegue perto das pessoas, que pediram seu autógrafo, Você poderá então escolher o nome do protagonista (Detalhe: No jogo inteiro nunca é dito o nome do personagem na dublagem, é sempre substituído por You ou algo semelhante)
Logo após você aparecera em outro lugar, tendo que chegar até o lugar do jogo.
Simplesmente continue seguindo, você notará que existe um mini mapa no canto da tela, novidade na série, eles representam a posição do seu personagem no cenário. A flecha branca no meio representa o seu personagem apontando para onde você estiver olhando Flechas verdes são outras pessoas e apontam para onde elas estiverem olhando. Flechas vermelhas indicam o caminho a ser seguido.
Quadrados Verdes são passagens para outras telas e quadrados brancos são Save points.

Você retomará o controle de Tidus e terá de correr pela cidade, no caminho encontrará um menino de capa roxa. Depois ele encontrará Auron andando calmamente, ele é seu conhecido, ambos são atacados por alguns inimigos. Apenas ataque e facilmente matará eles.
Em seguida haverá uma batalha contra um chefe. Aqui será apresentado o conceito de Overdrive:

Chefe: Sinspawn: Ammes

HP: 2.400 (Overkill: 1000)
MP: 400

Sem segredos aqui: o seu Overdrive matara todos os inimigos comuns da tela. O chefe só terá Demi, velho conhecido da série, que tira um dano percentual do alvo: ¼ do hp, ou seja, nunca matará a sua equipe, por isso não se preocupe em se recuperar. Você percebera que Auron tem uma Skill chamada Power Break, que diminui o ataque do inimigo, no momento é inútil.

Continuando o jogo você terá um período para correr, e no caminho encontrará uma esfera azul: esse é o Save Point do jogo, nele você poderá salvar o progresso, alem disso clicando nele todo seu Hp e Mp serão recuperado. O que implica também em batalhas mais difíceis nesse Final Fantasy.
Seguindo você encontrará vários Sinscales, cada vez que você matar um deles virá outro e tomara o lugar, mate alguns deles até que Auron lhe avisará de um lugar para você atacar. Ataque esse lugar e ele cairá, explodindo o lugar onde você está. Vocês dois sairão correndo, até que Sin se aproxima e suga ambos.
Você então aparecerá “nadando” em Zanarkand, abaixe e se aproxime de um menino no centro.



2.0 Underwater Ruins

Itens: Hi-Potion x2, Ether, Potion x2, 200 gil.

Você acordará em meio a um mar cheio de pedras, siga pela esquerda e você poderá subir uma escada, o qual tem alguns pilares com uma mensagem estranha, a menos que você já tenha outro save será impossível compreende-la. Mais para frente haverá um baú com 200 gps.
Do lado oposto a essa construção haverá uma bolinha azul no chão, ela permite juntar todos os Al Bhed Primers presentes nos seus saves, mais tarde isso será explicado. Mais pra baixo no mesmo local há Potion x2 em um baú.
Seguindo o caminho (só seguir a flecha vermelha) você ira para uma tela com um Save Point e uma ponte sobre o rio, haverá um desvio que levará para uma Hi-potion, pegue ela de preferência, depois volte ao caminho, algo vai acontecer e parte da ponte ira desmoronar, com você dentro. Na água você terá uma batalha com 3 peixes, nessa batalha será possível conseguir Overkill, embora você não ganhe nada com eles aqui.

OverkillNovidade nesse FF, os Overkills acontecem quando você acerta um monstro com um ataque muito forte, que mata o monstro. Seguido de um título que aparece em cima dele. Cada monstro no jogo tem seu nível de Overkill, ou seja, uma certa quantidade de dano que você precisa superar na hora que for matar ele, todos os monstros tem um determinado valor que se for causado na hora da morte causa o Overkill, mesmo que não seja possível causá-lo no momento.
Conseguindo um Overkill você vai aumentar a quantidade de Ap que um inimigo dá depois da batalha, além de dobrar o número de itens que eles “dropa” (deixa cair).
Independente do que você fizer quando matar o 2º peixe um peixão virá e começará uma batalha contra você, não se preocupe, você não tem como ganhar essa batalha. Depois da cena onde Tidus foge você terá um pequeno caminho a seguir. Você vai precisar de dois itens para acender a fogueira.
O primeiro deles, Flint, está na sala inferior esquerda, com um Save Sphere antes de entrar. Depois de ter pegado o Flint vá para a entrada superior da sala circular, haverá um baú com um Ether, lá você encontrará o Withered Bouquet, que servirá de lenha para a fogueira. Suba pelo caminho se quiser uma Hi-potion.
Acontecerá uma cena onde Tidus acende a fogueira e adormece, quando acorda a fogueira está apagando, ele é interrompido por um monstro que chega correndo pelo teto.

Chefe: Klikk

HP: 1.500 (Overkill: 400)
AP: 5 (Overkill: 7)
Gil: 50
Steal: Grenade
Drop: Ability Sphere

Sem segredos também, ataque e se cure com alguma potions. Faça isso até que apareça um grupo de pessoas falando em uma linguagem diferente entrará, uma delas irá lutar junto com você, o jogo lhe explicará como usar granadas através do comando Use, causando uma boa quantidade de dano. Caso elas acabem você ainda poderá usar Steal nele para roubar mais granadas, não se esqueça de usar poções caso a sua vide esteja baixa.



3.0 Savage Ship

Itens: Potion x3, Al Bhed Primer Vol. I.

As pessoas daqui falam de um jeito diferente, essa linguagem é chamada Al Bhed, os Al Bheds dirão que você pode ficar no navio se for útil à tripulação. Assim que retomar o controle de Tidus procure no canto do navio por um item chamado Al Bhed Primer Volume I, esses itens servem para entender a linguagem dessas pessoas.

Depois disso fale com a garota, ela lhe ensinará sobre o Sphere Grid, basicamente esse sistema é a “alma” desse Final Fantasy, como você pode perceber os personagens desse Final Fantasy não tem level, e sim S.lv, que significa Sphere Level. Para mais informações consulte a seção de Sphere Grid.

Você pode falar com um dos Al Bheds para repetir o tutorial sobre Sphere Grid. Um dos Al Bhed irá lhe dar algumas Potions. Fale com Rikku para mergulhar. Siga a seta vermelha.



3.1 Underwater Ruins

Vai haver uma Save Sphere atraz de você, examine o painel azul. Siga pelo caminho que se abriu, lutando contra as piranhas, de preferência roube algumas Granades delas. Examine a máquina no centro e vai haver uma batalha com outro chefe:

Chefe: Tros

HP: 2.200 (Overkill: 600)
AP: 8 (Overkill: 12)
Gil: 100
Steal: Grenade
Drop: Power Sphere

Fácil, apenas ataque com granadas, quando ele se distanciar use Cheer ou o comando Standby, ele constantemente irá fugir, quando puder use o comando Pincer Attack para cercá-lo.

Volte para o navio, você conversará com Rikku, depois o navio será atacado, acontecerão alguma cenas, será perguntado se você quer salvar.
Você acordará em uma praia e encontrará um grupo jogando Blitzball.



4.0 Besaid Island

Itens: Antidote x4, Phoenix Down x5, Hi-Potion, Seeker\'s Ring, 400 gil x2, Ether, Remedy, Brotherhood, Rod of Wisdom, Potion x2, Moon Crest, Al Bhed Primer Vol. II.

Depois da cena ao invés de seguir para frente vá para a direita, e você encontrará uma praia isolada, lá está o Moon Crest, depois vá para a extrema esquerda da primeira praia para pegar Antidote x2 ai então vá ao encontro do grupo, converse com todos antes do homem de cabelo vermelho.
O homem de cabelo estranho se apresentará como Wakka.
Apenas siga Wakka até um lago, Aqui use X para afundar e procurar tesouros. Procure enfrentar algumas batalhas para ganhar Ap e Spheres.
Vasculhe o caminho afundando para pegar uma Phoenix Down e Antidote x2. Apenas siga o caminho indicado.
Depois de sair do lago, Wakka explicará que ele é capitão dos Besaid Auroch, um time de blitzball, há 10 anos eles não ganham uma partida, então depois do próximo campeonato ele irá parar de jogar.
Os dois irão encontrar Luzzu e Gatta, dois cruzaders. Siga para o vilarejo e Wakka perguntará se você se lembra de como rezar, responda qualquer coisa. Quando reassumir pegue uma Phoenix Down no baú à frente.
Entre na primeira casa à esquerda caso queira comprar potions. Saia da casa e pegue o caminho de trás para encontrar uma Hi-Potion, 400 gps e 2 potions. Entre na casa ao norte do caminho e converse com Luzzu e Gatta, pegue o Al Bhed Primer Volume II à direita da mesa e salve o jogo na tenda se quiser.
Entre no templo na parte norte da cidade e fala com um dos homens de lá para entender o que são os Summoners.
Um dos homens pero da entrada explicará alguns conceitos de Spira
Vá para a casa de Wakka e durma, depois vá para o templo de novo e Wakka explicará que é o Cloister of Trials.
Cloister of Trials: Aqui use o botão O para pegar e usar esferas e etc, cada templo esconde um item secreto, que pode ser pego usando as destructions spheres, pegue todos eles mesmo que não pareça interessante, muito mais tarde você vai saber por que.



4.1 Cloister of Trials, Besaid

Toque no painel à frente e depois no do lado.
Desça e você verá um lugar para por esferas: pegue a Glyph sphere ali.
Desça de novo e use a Glyph sphere na porta.
Pegue a Glyph sphere da porta e a ponha na parede mais adiante.
Siga pelo caminho e toque no símbolo na parede.
Pegue a Besaid sphere dentro e ponha no pedestal à frente
Pegue a Destruction sphere e ponha no lugar onde a Besaid sphere estava.
Vá pelo caminho que se abriu e pegue a Rod of Wisdom.
Empurre o pedestal com a Besaid sphere para frente. Desafio completo.
Ocorrerá uma cena onde a bela Summoner Yuna aparecerá. Apenas saia e assista a invocação do Aeon Valefor. Se aproxime de Yuna quando puder para começar uma conversa. Wakka irá perguntar se você gosta dela, responda o que quiser. Depois fale com ele para ir dormir.
Quando acordar saia da tenda e ele lhe dará a espada que era de Chappu. Yuna e Lulu se juntarão ao grupo.
Volte ao vilarejo e entre na loja, a mulher dirá que o cachorro dela está desaparecido. Vá para a casa mais acima na direita e fale com o cachorro, com isso Valefor vai aprender o 2º Overdrive: Energy Blast. Agora saia da cidade e siga o caminho. Você terá algumas batalhas para explicar conceitos do jogo no caminho.
Wakka é bom contra inimigos voadores, com alta evasão, Lulu usa magias de elementos, uma magia de um elemento faz uma vez e meia o dano em um inimigo do elemento oposto (você pode ver isso com sensor nas armas ou usando Scan).
Os elementos opostos são Fire (fogo) Ice (gelo) e Thunder (trovão) Water (água).

Chefe: ???? (Kimahri)

HP: 750 (Overkill: 300)
AP: 3 (Overkill: 4)
Gil: 100
Steal: N/A
Drop: Ability Sphere

Apenas Ataque e se for preciso use potions para se curar, use Cheer se quiser um Overkill.

Haverá mais algumas batalhas explicando alguns conceitos do jogo, apenas faça o que indicarem. Depois enfrente algumas batalhas aleatórias para aumentar o S.lv. Se estiver com o Grid Internacional tente aprender Lancet com Yuna e por Kimahri na parte do Grid com os Breaks ou de Wakka.
Na praia fale com o homem antes do trapiche para um Seeker’s ring, fale com os outros para um Ether, 400 gi, Phoenix Down x3 e Remedy.



5.0 S.S. Liki

Itens: Potions, Remedy, Al Bhed Primer Vol. III.

Fale com Wakka no navio. Vocês estão indo para Kilika e depois Luca. Vá até Yuna, depois siga para a parte de baixo do navio, você encontrará O’aka, um comerciante. Doe alguns gils para ele, de preferência tudo que você tiver. Doe pelo menos 1 gil.
Entre em uma das salas para um Remedy, entre na Power Room (a dos chocobos) para o Al Bhed Primer Volume III. Depois vá falar com Yuna. Ela demonstrará conhecimento sobre Zanarkand e sobre um suposto Jetch, guardião de Braska, que havia aparecido 10 anos atraz, na mesma época que o pai de Tidus desapareceu em Zanarkand.
Sin atacará o navio, os homens o puxarão para perto do navio.

Chefe: Sin

HP: 2.000 (Overkill: 1.000)

Cada vez que você matar os 3 Sinscales eles voltarão, então mate 2 e deixe 1 vivo. Sin só poderá ser acertado por ataques a distância, use ataques de Wakka, Lancet ou as Magias de Lulu para atacá-lo

Wakka mergulhará para resgatar Tidus, que caiu na água.

Chefe: Sinspawn Echuilles

HP: 2.000 (Overkill: 400)

Use Dark Attack de Wakka para dificultar os ataques dele. Não se preocupe com as Piranhas, elas sempre voltarão. Cure-se com potions, ataque normalmente e com Overdrives quando puder.

Ocorrerá uma cena aonde Sin chega a Kilika.



6.0 Kilika

Itens: Potion x3, Ether, Al Bhed Primer Vol. IV.

Depois da cena saia do local onde você está vá ao encontro de Wakka.
Vá um pouco ao sul para comprar armas com sensor e armaduras com Hp+5%. Agora siga o caminho pela floresta, você verá um entulho, salve a criança que está ali, depois vá para o Pub para receber um Ether, aproveite e pegue o Al Bhed Primer Volume IV que está ali, perto da mesa. Depois volte para o caminho que você estava seguindo, entre em uma casa ali e pegue Potion x3. Enfim siga para a floresta.


6.1 Kilika Woods

Itens: Luck Sphere, Scout, Hi-Potion, Mana Sphere x2, Remedy, Elixir, Antidote x4.

No começo haverá uma batalha explicando como funciona o Lancet: se Kimahri usa em determinado inimigo ele aprende um Overdrive novo. Batalhe sempre com todos os personagens nas batalhas sempre que puder, isso vale até o final do jogo, já que o Ap não diminui mesmo que todos recebam.
Vá pelo caminho à direita para pegar Mana Sphere x2. Haverá um chefe opcional à frente, mas siga agora pela esquerda, suba quando puder para pegar a arma Scout por todo o caminho. Quando encontrar um Cruzader fale com ele para ganhar um Remedy. No mesmo caminho outro lhe dará uma Hi-potion. Quando puder siga para o norte para pegar uma Luck Sphere. Volte todo o caminho até a Save sphere, salve e siga para o norte, fale com Luzzu algumas vezes para ganhar 4 Antidotes.

Chefe: Lord Ochu

HP: 4.649 (Overkill: 800)
AP: 40
Gil: 420
Steal: N/A
Drop: Hp/Mp Sphere

Use Silent Attack de Wakka ou Nultide de Yuna para evitar seu ataque Water. Ele usará Poison Claw constantemente, cure-se com Esuna ou antidotes do Poison. Quando perder metade do Hp Lord Ochu começará a dormir, caso você o acorde ele irá atacar com Earthquake, causando dano em toda equipe. Invoque Valefor e acorde ele, já que ele é imune ao golpe. Para dar dano use Fire de Valefor ou Lulu, alem de ataques normais.
Caso prefira você pode matar ele depois, o que é muito mais fácil, mas você perde o Elixir.

Depois da batalha fale com Luzzu para ganhar um Elixir. Saia pela direita e siga para o norte em direção ao templo, salve o jogo, pois haverá outro chefe à frente:

Chefe: Sinspawn Geneaux / Tentacles x 2

HP: 3.000 (Overkill: 900) / 450 (Overkill: 500)
AP: 82
Gil: 350
Steal: N/A
Drop: Speed Sphere x2, Power Sphere x6

Geneaux leva muito pouco dano físico, e seus tentáculos absorvem danos mágicos feitos a ele, então comece matando eles com ataques físicos e magias de fogo. Depois ataque o casco principal com magias de fogo até ele abrir: cerca de 500 de dano, a partir daí apenas use tudo que você tiver. Use Antidotes, Esuna e Cure para se recuperar quando for preciso.
Se tiver dificuldades entre na batalha com o Overdrive de Valefor carregado e use para matar todos os tentáculos e dar 1000 de dano em Geneaux.



6.2 Kilika Temple

Itens: Red Armlet

Siga para o Templo e entre no Cloister of Trials, tente sair e você será carregado para dentro.



6.3 Cloister of Trials, Kilika

Pegue a Kilika sphere e ponha na porta, depois tire.
Ponha ela na parede a frente, depois tire e ponha em um do lado.
Toque na parede à frente.
Pise no ponto brilhante para mudar o pedestal de posição.
Tire a Kilika sphere que está perto do ponto e ponha no pedestal. Ponha a Glyph sphere no lugar dela.
Arraste o pedestal até o ponto brilhante.
Tire a Kilika sphere da parede que se formou e coloque na porta a frente. Ponha a Destruction sphere no lugar.
Pegue o Red Armlet.
Tire a Kilika sphere da porta e entre. Desafio completo.
Você conseguirá um novo Aeon: Ifrit. Depois siga até o porto, mate Lord Ochu com Ifrit se não tiver feito antes.



7.0 S.S. Winno

Itens: Hi-Potion, Al Bhed Primer Vol. V.

Na sala onde você estiver pegue uma Hi-potion. Depois saia da cabine e entre na porta ao lado para pegar o Al Bhed Primer Volume V. Saia e tente subir a escada, você verá Wakka e Lulu discutindo, fassa isso 4 vezes para ouvir a conversa inteira.
Converse com Yuna, depois salve o jogo e vá para o lado oposto do navio.
Haverá uma bola. Tidus se lembrará de seu pai e começará um minigame, onde o objetivo é eliminar as lembranças dele. Quando você vir uma aperte O + o lado onde ela aparecer, podendo ser também na diagonal. Use o botão analógico que ajuda bastante. Caso consiga eliminar a maioria delas Tidus aprenderá a técnica de Blitzball Jetch Shot (caso você já tenha passado dessa parte você pode voltar a Kilika bem mais tarde e pegar o navio de novo para Luca, mas sugiro que você resete o jogo até conseguir).



8.0 Luca

Itens: Hi-Potion x2, 1000 gil, HP Sphere, Magic Sphere, Strength Sphere, Phoenix Down x2, Tidal Spear, 600 gil, Al Bhed Primer Vol. VI, Al Bhed Primer Vol. VII.

Depois dos eventos haverá um tutorial de Blitzball, consulte a seção para mais informações.
Yuna chegará dizendo que Auron foi visto no café. Procure nos vestiários por Hi-potion x2 e o Al Bhed Primer Volume VI. Saia do estádio e siga para frente para o teatro, lá é possível comprar cenas de computação gráfica e musicas do jogo, pegue o Al Bhed Primer Volume VII. depois apenas siga a seta vermelha, ainda não é hora de explorar a cidade em busca de itens. Apenas siga para o Café.
Lulu irá aparecer dizendo que os Al Bhed Psyches. Siga as setas vermelhas até as docas. Na primeira haverá 600 gil e uma Tidal Spear. Na 2 você encontrará algumas Machinas, use Thunder nelas. Pegue Phoenix Down x2 lá. Na doca 3 haverá mais batalhas contra Machinas, e finalmente o chefe.

Chefe: Oblitzerator

HP: 6.000 (Overkill: 600)
AP: 36
Gil: 580
Steal: N/A
Drop: Elixir

Ele contra-ataca todos golpes físicos com Blind Ball e todos os mágicos com Mute Ball e no turno dele ele usa um ataque que causa cerca de 12 vezes um ataque de 40 de dano. Existe uma máquina chamada Crane ao lado, usando magias Thunder nela você vai recuperar a sua vida, depois de fazer isso cerca de 3 vezes use o Trigger Command: Use Crane de Tidus para causar um bom dano em Oblitzerator, uns 90% do Hp dele. Ele não poderá mais fazer nada, então é só terminar o serviço.

Depois siga para o vestiário dos Aurochs e converse com Wakka para começar a partida: pode ser complicado de vencer e não é obrigatório. Tente usar bastante Tidus sem deixar os Goers marcarem gols no primeiro tempo, evoluindo ele para o Lv.3. Depois use Sphere Shot ou de preferência Jetch Shot para marcar. Os Goers provavelmente vão marcar um gol, use o Venon Shot de Wakka no final da partida e eles não terão tempo de revidar.
Caso ganhe você ganhará uma Strenght Sphere. Você terá algumas batalhas usando Tidus e Wakka, depois Auron e os 3 juntos.
Assim que reassumir o controle volte para Luca para pegar 1000 gil em um baú. Na doca nº5 você achará uma Hp Sphere e uma Magic Sphere. Se quiser vasculhe a cidade para contratar Jumal (na praça, sentado em um banco), Zalitz (no caminho para o teatro), Wedge (na entrada da arquibancada, à direita) e Zev Ronso (na doca 4), que junto com Tidus e Letty formão um ótimo time de Blitzball. Jogue um torneio para ganhar Attack Reels para Wakka se quiser.



9.0 Mi’ihen Highroad

Itens: Mega Potion x 2, Hi-Potion x 2, Eye Drops x 3, Remedy, 2000 gil, Ether, Lv. 1 Key Sphere, Fortune Sphere, Echo Ring/Seeker’s Ring, Scout, Thunder Blade, Heat Lance, Ice Brand, Mars Crest, Al Bhed Primer Vol. VIII, Al Bhed Primer Vol. IX.

Ao longo da Highroad converse com todas as pessoas no caminho: a maioria ira lhe dar itens, as pessoas irão variar bastante de lugar (os itens delas não estão listados). O inimigo Dual Horn pode ensinar Fire Breath para Kimahri e o Bomb ensina Self-Destruct.
No caminho Maechan ira lhe parar para contar sobre as ruínas, atraz dele haverá um Ice Brand. Saindo daí entre no primeiro desvio. Você encontrará Belgamine, ela desafiara Yuna para uma batalha de Aeons.
Belgamine’s Ifrit: Ele segue o padrão Ataque – Meteor Strike, então alterne entre Blizzard e Shield e utilize o Overdrive quando puder. Se tiver dificuldades entre com o Overdrive de Yuna e Valefor carregados e use-os seguidamente. Vencendo você conseguira um Echo Ring, se perder receberá um Seeker’s Ring.
Na próxima tela vá no desvio para pegar um Remedy, haverá uma cena, continue seguindo, haverá um baú com 2000 gil. Fale com o soldado mais à frente para um Ether, ao norte você encontrará Shelinda, perto do final haverá um baú com Eye Drops x3.
Na estalagem veja o painel azul o tutorial de como conseguir tirar trancas do Sphere Grid. Depois da cena um menino lhe dará um Lv.1 Key Sphere. Você encontrará Rin na saída lhe dará o Al Bhed Primer Vol. VIII, depois uma Mega-Potion.

Chefe: Chocobo Eater

HP: 10.000 (Overkill: 800)
AP: 90
Gil: 970
Steal: Potion
Drop: Lv.1 Key Sphere

Ele irá te empurrar para o penhasco algumas vezes, se você cair você perde a luta, mas você também pode empurrá-lo para o penhasco, vencendo mais rápido. Depois de dizer “You are the next” ele usará um ataque poderoso. Com o Hp baixo ele usa Blizzard, mantenha a equipe com Nulfrost.
Ataque com armas perfurantes, de Auron e Kimahri. Dark Attack funciona bem, assim com Fire de Lulu, que causa bons 400 de dano. Haste em Lulu e Auron e ataque sem parar. A cada cerca de 1200 de dano que você der nele ele vai cair no chão, alem de ficar 2 turnos sem atacar. Um pouco mais de dano e ele vai ser jogado para traz, por isso se preocupe muito mais em atacar do que em se curar.
Tirando o Hp você recebe o Ap dele, jogando ele você recebe Lv.1 Key Sphere x2.
[*Nota: se você perder você aparecerá perto do Mars Crest. Não será Game Over, mas ganhe, de preferência.]

Você poderá alugar um Chocobo: ele é mais rápido, não há batalhas e você pode acessar áreas secretas tocando em algumas penas no cenário. Seguindo o norte haverá uma pena que levará para uma Heat Lance. Siga a seta vermelha até o final, pegue o Al Bhed Primer Vol. IX no caminho, no final pegue Hi-Potion x2. Vá pelo outro caminho oposto a seta. Na primeira tela haverá uma pena, cheque para uma Thunder Blade e uma Scout. Siga o caminho e entre em um desvio para pegar uma Fortune Sphere.
No final da estrada haverá o Mars Crest. Agora siga a seta, de preferência a pé para enfrentar algumas batalhas.
Um homem pedirá doações para a operação, com 100 gil você ganhará uma Scout (arma com Sensor para Wakka) com 1.000 gil uma Ice Lance (lança com Icestrike e Piercing) e com 10.000 gil um Moon Ring. Tente sair e você não conseguirá. Seymour aparecerá e liberará o caminho.



10.0 Mushroom Rock Road

Itens: Potion x 10, Ether, Phoenix Down x2, Hi-Potion x3, Mega-Potion x2, Remedy, 1000 gil, Serene Armlet, X-Potion, Serene Armlet.

Depois da cena converse com os homens à esquerda para um Ether, Hi-Potion e Phoenix Down x2. O’aka estará na passagem, o preço irá variar conforme o que você doou. Entre na estrada, salve e pegue uma Hi-Potion com o guarda. Suba na plataforma e siga até achar um desvio, pegue 1000 gil e Potion x10 , no caminho haverá um Remedy. Mais a frente estará Shelinda, fale com ela três vezes e escolha a 2ª opção para curar a equipe. Na 2ª tela converse com o soldado para uma X-Potion, entre em um desvio a esquerda e desça para pegar um Serene Armlet.
Suba em uma plataforma e vá até o fim da estrada e pegue uma Mega-Potion e um Al Bhed Primer, fale com Luzzu, depois suba.


10.1 Operation Mi’ihen

Itens: Serene Bracer, Al Bhed Primer Vol. X.

Vá todo o caminho até a tenda. Depois da conversa vá para a direita para pegar uma Mega-Potion e procure por um Serene Bracer, depois fale com o guarda abaixo e diga que está pronto. Depois da cena ocorrerá uma batalha.

Chefe: Sinspawn: Gui

HP: Corpo: 12.000 (Overkill: 800) Cabeça: 4.000 (Overkill: 800) Braços: 800 (Overkill: 500)
AP: 512+
Gil: 1.800+
Steal: Potion
Drop: N/A

Começe com um Power Break no corpo, seguido de Haste em Auron e Lulu. Comece matando a cabeça com magias de Lulu e ataques de Wakka.
Gui bloqueia ataques físicos com os braços. Com Auron e Kimahri e ataque os braços, depois deles serem derrotados ataque o corpo com eles e com Lulu. Com o tempo os braços se regeneram, apenas continue atacando e se curando. Você também pode usar Armor Break em ambos os braços e deixar eles vivos, eles tentarão bloquear os golpes, mais não adiantará de nada, é uma ótima saída.
Haverá algumas cenas, Gui renascerá, dessa vez você lutará com Seymour no time. Use a mesma estratégia, mas dessa vez abuse das magias de segundo nível dele para conseguir Overkills. Se quiser espere com Seymour vivo na equipe para ver o Overdrive dele Requiem.

Na praia fale com Gatta, assista a cena, depois pegue uma Hi-Potion embaixo dos escombros, fale com todo mundo, depois siga a seta vermelha.



11.0 Djose Highroad

Itens: 4000 gil, Ether x 2, Remedy, Phoenix Down x 2, Ability Sphere x 4, Mega-Phoenix, Hi-Potion x 3, Potion x 10, Magic Sphere, Al Bhed Primer Vol. XI, Mega-Potion, Bright Bangle, Soft Ring, Switch Hitter, Halberd, Variable Steel.

Converse com todas as pessoas no caminho, algumas delas lhe darão itens, como Soft Ring, Mega-Potion, Bright Bangle e Ether.
Um baú no meio da estrada terá Phoenix Down x2, um soldado ao lado dele lhe dará uma Variable Steel ao norte do baú há um Al Bhed Primer. Aqui o inimigo Basilisk pode ensinar Stone Breath para Kimahri, cuidado com o Stone Gaze dele, invoque algum Aeon se tiver dificuldades. Vá todo o caminho até a entrada do templo, atraz da tenda haverá Ability Sphere x4, do outro lado haverá 4.000 gil, dentro das salas laterais do templo haverá uma Mega-Phoenix e um Remedy, a esquerda das escadas haverá um Ether. Entre no Cloister of Trials.



11.1 Cloister of Trials, Temple of Yevon-Djose

Pegue as 2 e ponha na porta.
Tire 2 Djose Spheres que não estão no pedestal e ponha na parede à direita.
Empurre o pilar até debaixo da energia que foi ativada.
Pegue a Djose Spheres do pedestal e ponha a direita da porta.
Ponha as outras 2 Spheres no pedestal (uma de cada lado), aperte o ponto brilhante e empurre o pilar para frente.
Aperte o ponto brilhante e empurre o pedestal para frente. O pedestal irá flutuar, pise nele depois vá para o outro lado e empurre o pedestal de lá.
Volte e pise no ponto brilhante denovo.
Pegue a Djose Spheres do lado da porta e ponha do outro lado.
Pegue as 2 Spheres do pedestal e ponha uma de cada lado da primeira sala.
Suba na plataforma
Empurre os 5 pedestais à frente
Desça e toque na parede brilhante e pegue a Destruction Sphere, ponha ela no andar de cima.
Pegue uma Magic Sphere no baú e suba a escada. Desafio Completo.
Você sairá com um novo Aeon: Ixion. Dentro da tenda haverá uma Switch Hitter. Vá para a sala lateral ao norte do templo para encontrar Yuna. Na volta fale com alguns soldados no caminho para pegar itens: Halberd, Hi-Potion x2 e Potion x10.



12.0 Moonflow

Itens: X-Potion, 5000 gil, Antidote x 4, Lv.1 Key Sphere x 6, Ether, Mega-Potion, Phoenix Down x 2, Magic Defense Sphere, Dragon Scale x2/Smoke Granade x6, Al Bhed Primer Vol. XII, Summoner’s Soul.

Aqui é só seguir o caminho. Perto de Shelinda haverá uma Lv.1 Key Sphere x3, perto de Biran e Yankie uma X-Potion, mais à frente Lv. Key Sphere x3.
Você encontrará Belgamine mais uma vez: use Water em Ixion, ele ira seguir o padrão: Ataque-Aerospark. Você poderá usar Ifrit e Valefor nessa batalha. Se ganhar você receberá Dragon Scale x2, se perder Smoke Granade x6, em qualquer caso você receberá a Summoner’s Soul, um item que permite que você ensine habilidades novas aos Aeons usando itens.
Seguindo, em um desvio haverá uma Magic Defense Sphere. Siga, assista a cena e pegue uma Phoenix Down x2 em outro baú, vá duas telas para a esquerda e pegue 5.000 gil em um baú, converse com todos no caminho depois entre no Shoopuf.

Chefe: Extractor

HP: 4000 (Overkill: 600)
AP: 660
Gil: 2400
Steal: Potion
Drop: Mega Phoenix

Apenas ataque o chefe principal se curando com Potions. Bastante fácil.

Há um Al Bhed Primer em uma plataforma na Bussines Area. Vá para a esquerda e pegue um Ether, vá mais uma tela e você encontrará a nova personagem do jogo: Rikku.
Siga o caminho a cima e haverá uma batalha mostrando alguns conceitos do jogo. Pegue Antidote x4 no caminho e uma Mega-Potion no final.



13.0 Guadosalam

Itens: 3000 gil, Lightning Marble x 8, Mega-Potion, Hi-Potion x 2, Elixir, Venus Crest, Al Bhed Primer Vol. XIII.

Assim que chegar você poderá customizar novas habilidades nas armas e armaduras. Na casa logo à frente Maechem lhe explicara sobre o Farplane, na parte de cima haverá um Elixir, na biblioteca vá no pilar do meio e aperte o botão até achar um Al Bhed Primer, procure por um baú com 3000 gil ai também. A direita do palácio pegue uma Mega-potion, depois entre. Na parte de cima há uma Hi-Potion x2 escondida, assista as cenas dentro e fora do palácio depois vá para o Farplane. Antes de entrar procure por um baú com Lightning Marble x8. Dentro do Farplane converse com todos, sua espada Brotherhood será melhorada. Siga para o centro da cidade para assistir mais uma cena, depois vá ao mercado, de preferência compra armaduras com Lightingh Ward.
Converse com todos, depois tente sair pela esquerda da cidade. Depois das cenas volte ao Farplane para assistir mais algumas cenas e pegar o Vênus Crest, e então saia pela esquerda.



14.0 Thunder Plains

Itens: Hi-Potion x2, X-Potion, 2000 gil, Remedy, Phoenix Down x2, 5000 gil, Ether, Yellow Shield, Water Ball, Al Bhed Primer Vol. XIV.

Aqui aperte O para desviar dos trovões na hora certa, mas não se preocupe muito com isso. Haverá uma Phoenix Down x2 perto do save, ao nordeste dele há Hi-Potion x2. Equipe armas com Waterstrike e armaduras com Lighting Ward ou Proof. Se você encontrar pedras brilhantes com desenhos de Qactuars aperte quadrado para rezar nelas. Atraz da primeira pedra há 5000 gil.
Em um desvio a direita haverá uma Waterball e mais uma pedra.
Continue seguindo até a estalagem, lá Tin lhe dará o Al Bhed Primer Vol. XIV. Depois das cenas você encontrará um Yellow Shield do lado de fora. Volte por onde você veio e pegue o outro caminho, na direita haverá uma X-Potion. Siga para a parte norte um pouco antes do Save haverá mais uma pedra de Qactuar. Embaixo de uma torre haverá uma conversa, procure ali por perto por um Ether e 2000 gil. Perto do fim há um Remedy.



15.0 Macalania – 15.1 Macalania Woods

Itens: 2000 gil, Phoenix Downs x3, Remedy, Sleepy Cait Sith, Al Bhed Primer Vol. XVI.

Aqui apenas vá seguindo o caminho. Há um minigame das borboletas, mas não vale o esforço. No caminho haverá baús com Sleepy Cait Sith, 2000 gil, Phoenix Down x3 e Remedy.
Kimahri pode aprender Aqua Breath com Quimera. Continue pelo caminho até chegar no Save, procure por um Al Bhed Primer no caminho ao lado, depois siga o caminho indicado por Auron.

Chefe: Spherimorph

HP: 12.000 (Overkill: 2.000)
AP: 3.240
Gil: 4.000
Steal: Ether (comum) Turbo Ether (raro)
Drop: Lv.2 Key Sphere

Ele muda de elementos durante a batalha quando você atacar com ataques elementais. Você deve descobrir o elemento dele e atacar com o elemento oposto, qualquer outro recupera ele. Ele contra-atacará elementos errados com uma magia do elemento que ele estiver. Ponha todos os tipos de Nul na equipe, depois ataque fisicamente (use Power Break de Auron da primeira vez) e ele revelará o elemento. Ataque com o oposto e ponha o Nul de volta, ele usará Element Shift em seguida, ou seja, vai mudar de elemento, repita os mesmos procedimentos.

A partir de agora você poderá coletar Jetch Spheres por Spira, elas mostrarão cenas da jornada dele, Braska e Auron, com elas você aprenderá novos Overdrives de Auron. Volte e siga pelo caminho inferior direito pela estrada luminosa e vá para a entrada bloqueada para pegar outra Sphere. Depois volte pelo caminho e vá na entrada superior esquerda.



15.2 Lake Macalania

Itens: Mega-Potion, 400 gil, Al Bhed Primer Vol. XV.

Salve na agência, pegue o Al Bhed Primer do lado dela e siga adiante:

Chefe: Crawler

HP: 16.000 (Overkill: 4.000)
AP: 4.400
Gil: 7.000
Steal: Lunar Curtain
Drop: Elixir

Vulnerável a Thunder, você não pode usar magias nem Aeons com o Negator vivo. E se você destruir o Negator 3 turnos depois ele soltará Mana Beam, que causa um dano extremo, depois de você usar 4 magias nele o Negator será restaurado, bloqueando todas as magias, inclusive Mana Beam. Destrua o Negator e use Thundara, tome cuidado com o contra-ataque. Use 4 magias nele antes de ele terminar a contagem, assim o Negator será restaurado e o Mana Beam cancelado, continue com esse padrão. Use Thor’s Hammer se quiser acabar com um Overkill.

Depois da batalha Tidus irá andar na máquina junto com qualquer personagem da equipe, aquele que tiver o nível de afeição maior com Tidus. Na saída pegue uma Mega-Potion e siga para o templo, o Al Bhed no caminho lhe dará 400 gil.



15.3 Macalania Temple

Itens: Elixir, Ether, Shell Targe, Remedy x2, Lv.1 Key Sphere, Luck Sphere, Lv.2 Key Sphere, X-Potion x2, 5000 gil, Hi-Potion x2.

Na entrada Tromell lhe dará um Shell Targe. Procure por 5000 gil e X-Potion x2. Na sala ao norte fale com todos para um Elixir e um Ether. Assista à cena na outra sala, converse com a pessoa mais próxima para Hi-Potion x2 e pegue Remedy x2. depois siga para o Cloister of Trials.

Chefe: Seymour - Anima

HP: Seymour: 6.000 (Overkill: 1.400), Anima: 18.000 (Overkill: 1.400)
AP: 5.080+
Gil: 8.600
Steal: Seymour: Turbo Ether (comum), Elixir (raro), Anima: Silence Granade (comum) Farlane Shadow (raro).
Drop: Black Magic Sphere ou Defense Sphere; Ability Sphere

A partir de agora batalhas contra chefes começam a complicar: Seymour usa magias de gelo, trovão, água e fogo sempre nessa ordem, então se mantenha usando magias Nul para se proteger, use o comando Talk para dobrar a Str de Tidus e a Magic Defense de Yuna e Wakka. Primeiro derrote os guardas de Seymour: use Steal neles para impedir o Auto-Potion e ataque, use Stone Beath de Kimahri para matar eles na hora ou o Overdrive de um Aeon. Antes de morrer Seymour invocará Anima.
Ela usará Pain que mata na hora ou dá dano em Aeons. Ataque até ela morrer ou Summone o novo Aeon: ???? (Shiva, para os que já jogaram qualquer outro FF), Se mantenha atacando depois dela usar Pain, depois usando Shield para se proteger do próximo Pain. Cure-se usando magias de Gelo em si mesma. Quando Anima tiver o Hp abaixo de 9000 carregue o Overdrive e solte. Depois de Anima morrer Seymour voltará usando magias Multi, que atingem 2 membros da equipe ao mesmo tempo. Ele segue o mesmo padrão, então use os Nuls.



15.4 Coister of Trials, Macalania

Empurre o pedestal para direita.
Pegue a Macalania Sphere a extrema direita e ponha no pedestal.
Empurre o pedestal para o norte, na direção dos espinhos de gelo.
Pegue a Glyph Sphere no pilar do meio e desça, ponha ela na extrema esquerda.
Pegue a Macalania Sphere que apareceu e ponha no pilar a direita de onde está a Glypgh.
Empurre o pilar para a direita.
Pegue a Macalania Sphere que está na parede, antes da descida e ponha no pilar do meio.
Suba e aperte o ponto brilhante.
Pegue a Macalania Sphere do pedestal que apareceu e empurre-o.
Ponha a Macalania Sphere na extrema direita
Aperte o ponto brilhante e empurre o pedestal para a direita.
Pegue a Macalania Sphere da extrema direita e ponha na parede antes da decida.
Empurre o pedestal para o norte.
Desça, pegue a Destruction Sphere e coloque a esquerda do pedestal, pegue a Luck Sphere no baú.
Suba, pegue a Macalania Sphere do pilar do meio e ponha no pedestal, empurre ele para direita.
Suba, pegue a última Macalania Sphere e ponha no pilar do meio. Desafio completo (cuidado para não pisar no ponto brilhante na parte de cima)
Os guardas irão lhe seguir na saída do templo. Apenas fuja enfrentando eventuais batalhas. Há uma Lv.1 Key Sphere mais à frente, salve e prossiga para mais um chefe.

Chefe: Wendigo

HP: 18.000 (Overkill: 1.432)
AP: 2.000
Gil: 3.000
Steal: Hi-Potion (comum), X-potion (raro)
Drop: Power Sphere

Ele ataca unicamente com ataques físicos, os guardas usam Berserk nele, que dobra seu poder físico. Comece com Power Break, depois roube e depois mate os dois guardas. Quando morrerem eles irão usar Protect e Shell em Wendigo. Depois use Esuna para tirar o status berserk e Aerospark, de Ixion, para cancelar os status bons dele. Use Wakka para causar blind ou sleep nele, de preferência o ultimo e use magias de Lulu. Use Threaten de Auron ou Provoke de Tidus se quiser também.

Depois das cenas converse com todos, pegue uma Lv. 2 Key Sphere atraz de Kimahri. Você acordará em uma praia estranha:



16.0 Sanubia Desert (Bikanel Island)

Itens: Remedy x4, Al Bhed Potion x24, Ether x2, Hi-Potion x17, X-Potion x4, Mega-Potion x4, 10000 gil, Lv.2 Key Sphere, Elixir, Megalixir x3, Teleport Sphere x2, Mercury Crest, Al Bhed Primer Vol. XVIII, Al Bhed Primer Vol. XVII.

Pegue um baú com Remedy x4 dentro da água e salve.
Enfrente uma batalha para Auron e Lulu voltarem para sua equipe. Continue ao norte até encontrar Wakka, há um baú com Al Bhed Potion x8 aqui. Na próxima área Kimahri estará à direita. Continue seguindo e você encontrará Rikku, junto com baús com Al Bhed Potions x8 e Ether x2. Siga Rikku, desvie quando puder para pegar Hi-Potion x 4, depois continue seguindo para mais uma Hi-Potion x4, mais adiante, perto de uma pedra haverá X-Potion x2. No final vá para a esquerda para uma Mega Potion x 2, siga até o Save Point com uma placa por perto, ela dirá que há inimigos fracos à direita e fortes à esquerda.
Pela direita há uma Hi-Potion e o Al Bhed Primer vol. XVIII, a esquerda há um Elixir, Lv. 2 Key sphere e 10.000 gil, Al Bhed Potion x8 e o Al Bhed Primer vol. XVII. Contra eventuais Sandworms use a magia Demi ou Blizzara(ga)
Vá para a 4ª parte do deserto, lá procure por Hi-Potion x8, depois entre em um desvio pela esquerda para pegar o Mercury Crest. Continue pelo norte até achar um redemoinho com uma Sandragora, mate ela e pegue Megalixir x3. Há outro redemoinho com Teleport Sphere x2. Um pouco a esquerda há X-Potion x2, Continue pelo norte, matando mais uma Sandragora para chegar a Home.


17.0 Al Bhed’s Home

Itens: Hi-Potion x2, Skill Sphere, Al Bhed Potion x10, Friend Sphere, Special Sphere, Elixir/Hi-Potion/Potion/Soft/Remedy/Mega-Potion, Lv. 2 Key Sphere, Lv. 4 Key Sphere, 10.000 gil, Al Bhed Primer Vol. XIX, Al Bhed Primer Vol.XX, Al Bhed Primer Vol.XXI.

[*Nota: o que você perder aqui não vai poder ser recuperado depois.]
Veja as cenas e pegue Hi-Potion x2 em um corpo, pegue um Al Bhed Primer na parte esquerda da entrada, salve e entre. Depois da segunda batalha pegue Al Bhed Potion x4 no baú. Siga até o local onde a o local se divide em 4, vá pela frente para pegar Al Bhed Potion x6, vá pela direita pegue o Al Bhed Primer vol. XXI, entre no local, há uma batalha contra Quimeras. Depois ponha o código 5633 no baú mais ao norte para pegar uma Special Sphere. No outro escolha as opções 3, 4, 2 e 1 para uma Skill Sphere.
Volte até a sala central, e vá pelo caminho de baixo, o primeiro pelo qual você veio, entre em uma sala com dois Dual Horns, mate-os, pegue o Al Bhed Primer vol. XX perto da cama e abra o baú mais ao norte, escolha a 2ª opção da 3ª linha, depois a 3ª da 2ª linha e a 2ª da 2ª linha para uma Friend Sphere. O outro baú vai ter aquilo que você escolher, podendo ser batalha ou item, a 2ª opção da primeira linha tem o melhor item, que é um Elixir.
Depois siga pela sala à esquerda, depois de algumas batalhas, pegue uma Lv. 2 Key Sphere e uma Lv. 4 Key Sphere. Veja algumas cenas e pegue 10.000 gil, entre no Airship.



18.0 Airship

Itens: Al Bhed Potion x4.

Aqui converse com todos no Airship, principalmente Dona e Isaaru, depois volte e fale com Cid, ele localizará Yuna, mas há um monstro atacando o Airship, siga todo caminho até o topo, pegue Al Bhed Potion x4 com um Al Bhed perto da saída, salve e enfrente o chefe:

Chefe: Evrae

HP: 32.000 (Overkill: 2.000)
AP: 5.400
Gil: 2.600
Steal: Water Gem
Drop: Black Magic Sphere

Ele atacará usando vários status ruins, como Stone (com Stone Gaze) e Poison (com Poison Breath). Abuse das Al Bhed Potions nessa batalha, pois elas curam esses status da equipe toda.
Power Break ajuda contra os ataques físicos dele, use Dark Attack ou Dark Buster também. Quando ele for muito atingido por golpes físicos ele irá levantar a cabeça, avisando que vai soltar Poison Breath no próximo turno, se afaste dele usando o comando de Tidus ou Rikku. Se quando você estiver longe dele você não der nenhum comando para Cid ele irá usar Guided Missiles, que causa cerca de 3 mil de dano em Evrae, ele fará isso 3 vezes.
No final ele irá usar Haste em si mesmo, como você não tem Yuna, muito menos Ixion será um problema, ele também pode usar Haste se for muito atingido por Attack Delay. Depois da batalha você irá “pousar” em Bevelle.



19.0 Bevelle

Itens: Al Bhed Primer Vol.XXII, Hp Sphere, Kinght Lance.

Aqui apenas enfrente batalhas, Kimahri pode aprender Thrust Kick com inimigo YKT-63, Depois assista as cenas, entre no templo e siga até o Cloister of Trials, pegando o Al Bhed Primer vol. XXII perto da Save Sphere.



19.1 Cloister of Trials, Bevelle



Aqui você tem que empurrar os pedestais para fora das salas onde você estiver, ele irá seguir pelo campo azul e parar quando você apertar o botão perto de um símbolo verde no chão.

Vá até a sala 3 e pegue a Bevelle Sphere. Depois vá a sala 1 e ponha uma das Bevelle Spheres.
Vá até a sala 2 e pegue uma Bevelle Sphere.
Vá até a sala 6 e ponha uma das Bevelle Spheres na parede.
Vá até a sala 5 e pegue a Glyph Sphere e ponha na sala 6, pegue a Destruction Sphere e ponha no lugar da Glyph Sphere na sala 5.
Volte na sala 6 e pegue a Bevelle Sphere lá de volta.
Vá pela sala 4 e siga o caminho.
Suba, pegue a Hp Sphere e aperte no ponto brilhante, pegue uma das Bevelle Spheres e ponha na parede, siga o caminho da esquerda e pegue um baú com uma Knight Lance, volte e vá pela direita. Desafio Completo!

20.0 Via Purifico

Itens: White Magic Sphere, Elixir, Black Magic Sphere, Lucid Ring, Skill Sphere, Rematch, Avenger.

Agora você estará só com Yuna no grupo, salve o jogo e vá pela direita, depois de novo pela direita (para o norte) para achar Kimahri, pegue uma Mega-Potion no baú. Continue pelo norte até chegar numa área aberta onde está Auron. Use a Save Sphere e vá pela esquerda. Vá pela esquerda (Sul) de novo até achar uma área aberta, siga pela direita e encontre Lulu. Abra um baú com uma White Magic Sphere. Vá por baixo até achar uma bifurcação. Vá pela esquerda para pegar um Elixir, examine a parede com uma marca. Volte e vá pelo outro caminho da bifurcação, você estará no começo de novo.
Vá pelo norte e depois para a direita, para achar uma Black Magic Sphere. Pise na Glyph do chão, vá para a direita, norte e direita de novo. Espere a seta estar apontando a direita e vá. Você vai encontrar um Lucis Ring e uma Skill Sphere.
Volte e vá até a segunda Save Sphere e vá pelo norte. Isaaru ira lhe desafiar para um duelo de Aeons.

Isaaru: Ifrit: 8000, Valefor: 12000, Bahamuth: 20.000.

Aqui apenas comece usando Shiva com Nulblaze para bloquear os golpes de Ifrit, pois ele virá com o Overdrive carregado. Use Shield sempre que um Aeon dele tiver o Overdrive carregado. Bahamuth usará sempre Mega Flare a cada 5 turnos, por isso prepare Shield antes e não terá problemas
Você estará com Tidus, Rikku e Wakka.

Chefe: Evrae Altana

HP: 16.384 (Overkill: 2.000)
AP: 5.800
Gil: 3.000
Steal: Water Gem (comum), Healing Spring (raro)
Drop: Black Magic Sphere

Sim, ele está de volta, mas agora como zumbi. Se você conhece FF sabe que itens de recuperação vão curar zumbis: use 2 Phoenix Downs nele e fim de batalha com Overkill, simples.
Se preferir use o Trigger Command Open Lock para levar a batalha até o final onde ele não poderá contra atacar, mas fazendo isso você perderá bons itens.

Se você não usou o Trigger Command siga em frente e pegue uma Rematch e uma Avanger, acontecerão algumas cenas, você estará perto de um Save Point já sabendo o que lhe espera. Salve e prossiga:

Chefe: Seymour Natus, Mortibody

HP: Seymour: 36.000 (Overkill: 3.500), Mortibody: 4.000
AP: 6.300
Gil: 3.500
Steal: Tetra Elemental
Drop: Lv.2 Key Sphere

Seymour dessa vez será um problema: Mortibody usa uma magia de um dos quatro elementos em toda a equipe, seguido de Seymour usando uma magia Multi do mesmo elemento, na mesma ordem de antes: gelo, trovão, água e fogo. Ele vai matar qualquer Aeon invocado usando Banish, ou seja, eles tem um turno antes de morrer. Mortibody se morrer vai drenar Hp do próprio Seymour, só que cada vez um pouco menos, até chegar em mil de Hp.
Use Shell na equipe (Reflect se tiver) e Haste em Yuna, principalmente. Mortibody irá atacar, então use uma magia Nul do mesmo elemento que ele usou para se proteger de Seymour. Use também os comandos Talk de Tidus, Yuna e Auron para aumentar os status deles e use Bio em Seymour. Use Haste também, mas se todos os personagens estiverem com Haste Mortibody vai usar Desesperado, que vai tirar todos os status bons dos seus personagens.
Depois de perder um bom Hp Seymour vai usar Protect em si mesmo e vai usar Break nos seus personagens. Invoque Ixion para dar um Aerospark nele, morrendo logo depois. Se alguém for petrificado use um Soft imediatamente, ou Mortibody vai destruir ele, ou seja, ele sai da batalha e você tem que jogar com 2 personagens.
Quase no fim da batalha Seymour vai começar a usar Flare. Apenas se cure. Sacrifique os Aeons restantes, porque alem do dano Seymour vai tomar dano por Poison. Uma batalha difícil. Se tiver dificuldades entre na batalha com Overdrives carregados.

Apenas assista as cenas, quando acordar de dia volte e pegue um Lucid Ring, vá para a esquerda até chegar em Macalania Woods, há uma mulher e seu filho, fale 3 vezes com cada, se ainda não pegou pegue a Jetch Sphere. Volte aonde você pegou o Lucid Ring e fale com o homem lá, volte na família, agora a criança que terá sumido, fale 3 vezes com cada e siga pelo caminho brilhante, desvie quando puder e fale com o menino. Marque esse local na mente. Agora siga os outros membros do grupo pela direita para:



21.0 Calm Lands

Itens: Aeon’s Soul, 30 Power Spheres, Lv. 2 Key Sphere, Farplane Wind x60, Rusty Sword, Nirvana, Al Bhed Primer Vol. XXIII.

Siga todo o caminho até o acampamento central, salve, atraz de lá há uma Lv. 2 Key Sphere. Um pouco abaixo e a esquerda você encontrará Belgamine: Ela usa Shiva. Use Bahamuth e de preferência, Ganhando ou perdendo você conseguirá a Aeon’s Soul e Power Sphere x30. A Aeon’s Soul permite aumentar os status dos Aeons.
Siga para o norte e para a esquerda até encontrar uma mulher montada em um Chocobo. Escolha treinar eles, e complete. Depois siga até o começo de Calm Lands, vá seguindo a por toda a lateral esquerda para pegar um Al Bhed Primer. Vá para o começo siga a direita até achar uma pena. Aperte nela e entre no caminho.



22.0 Remiem Temple

Itens: Al Bhed Primer Vol. XXIV, Cloudy Mirror, Celestial Mirror.

Vá pela lateral esquerda do templo para achar um Al Bhed Primer. Vá pela esquerda para achar um Chocobo. Jogue o minigame e ganhe uma vez para ganhar um Cloudy Mirror, continue jogando se quiser. Dentro do templo você irá encontrar Belgamine e terá que batalhar contra cada um dos Aeons, cada um lhe dará um prêmio
Valefor: Lightithing Gem x4 ou Summoner’s Soul, Ifrit: X-Potion x30 ou Aeon’s Soul, Ixion: Chocobo Feather x10, Shiva: Mega-Potion, Bahamuth: Flower Scepter.
Não se preocupe em derrotar eles agora, você vai voltar aqui mais tarde.
Depois disso volte lá para Macalania Woods, no local onde você encontrou o menino. Seu Cloudy Mirror irá virar Celestial Mirror.
Depois vá até quase o fim de Calm Lands e entre em um canto à direita essa é a Battle Arena, compre algumas armas com a habilidade Capture, compradas lá mesmo. Você tem que matar 1 de cada um dos 9 monstros de Calm Lands. Mais ao Noroeste há os monstros mais fortes, aproveite para aprender Bad Breath com Malboro. Capturando os 9 você conseguirá Farplane Wind x60, um baú com a Celestial Weapon de Yuna, Nirvana e o homem abrirá a Arena, onde você poderá enfrentar todos os monstros que já capturou. Ele vai oferecer uma batalha contra Chimeragueist, ela é opcional e não há a mínima necessidade de matar ele. Tente capturar monstros em qualquer lugar que você vá a partir de agora.
Se certifique de ter pelo menos 24 mil gil antes de seguir, se não consiga 30 Wings of Discovery pegando 3 baús no minigame de Remiem Temple e venda eles até conseguir o suficiente.
Agora sim siga a seta vermelha para mais um chefe.

Chefe: Defender X

HP: 64.000 (Overkill: 4060)
AP: 6.600
Gil: 3.500
Steal: Lunar Curtain
Drop: Lv. 2 Key Sphere

Ele contra ataca qualquer ataque físico e ataca com um ataque físico muito forte, por isso se mantenha usando Dark Buster. Use Armor Break no começo da batalha e Protect e Haste nos seus personagens.
Quando ele usar Might Guard use Aerospark de Ixion para cancelar os status, ele pode também usar Slowga, use Haste ou Esuna nesse caso. Deixe para usar Overdrives no final da batalha. Se quiser use Provoke de Tidus, que funciona muito bem, já que ele só vai atacar Tidus com um golpe que tira uma porcentagem da vida dele, mas não mata.

Desça por debaixo da ponte, você verá uma caverna. Não entre nela, siga pela direita e pegue uma Rusty Sword (ela está cravada no chão no meio de duas Machinas). Agora sim entre na caverna.



Sidequest: Cavern of the Stolen Faith (Sunken Cave)

Itens: Megalixir, Lv. 2 Key Sphere, Mega-Potion x2, Fortune Sphere, MP Sphere, X-Potion x2, Flexible Arm, Al Bhed Primer Vol. XXV.

Siga o caminho, quando achar um desvio pela direita pegue um Megalixir, continue seguindo, quando puder vá pela direita para pegar uma Lv. 2 Key Sphere, vá pelo outro caminho, quando puder pegar um desvio por cima pegue uma Fortune Sphere. Siga até uma outra bifurcação, pela esquerda há um Al Bhed Primer, em cima uma Mega-Potion x2, siga pela direita até o chefe:

Chefe: Yojimbo

HP: 33.000 (Overkill: 4060)
AP: N/A
Gil: N/A
Steal: N/A
Drop: N/A

Fácil: apenas ataque, quando o Overdrive dele estiver carregado Summone um Aeon para bloquear o golpe.

Vá para os lados com o tele-transporte: na direita há X-Potion x2 e Mp Sphere, pela esquerda há um Flexible Arm. Depois siga para a frente com o tele-transporte e você encontrará Yojimbo, ele pedirá um pagamento. Dependendo da sua opção ele ficará mais barato, porem um pouco mais fraco. A primeira é a mais barata, a ultima a mais cara, escolha a que preferir. Ele pedirá um valor. Ofereça metade do valor + 1 gil, assim por 3 vezes. Saia, volte até onde você enfrentou Defender X e siga por cima da ponte.



23.0 Mt. Gagazet

Itens: 20000 gil, Lvl.4 Key Sphere, Lv.1 Key Sphere, HP Sphere, Defending Bracer, Mega-Potion x2, Jupiter Crest.

Chefe: Biran e Yankie

A batalha é fácil. Os danos serão todos baseados no seu Hp total, portanto é difícil perder, então aproveite para aprender muitas habilidades com Lancet. quando eles estiverem em estado crítico irão usar White Wind ou Mighty Guard, aprenda os dois, principalmente o ultimo, que é o melhor Overdrive de Kimahri, se você tiver deixado passar os outros também pegue-os depois deles usarem. Cure-se com itens e será uma batalha bastante fácil.

Antes de começar a subir a montanha pegue 20.000 gil e Mega-Potion x2 nos lados aonde você enfrentou eles. Siga pela montanha, entre no primeiro desvio para achar a Braska’s Sphere, Auron provavelmente aprenderá Banishing Blade agora, mais a frente um outro terá um Defender Bracer. Mais adiante você encontrará Wantz, irmão de O’aka, compre muitas (99 de preferência) Holy Waters, customize algumas armaduras com Zombie Ward para seus principais personagens. Passando dele você achará uma pequena volta. Vire a leste e pegue uma Hp Sphere e Lv. 4 Key sphere. Mais à frente você achará uma Save Sphere. Salve, porque o que vem adiante é pedreira.

Chefe: Seymour Flux, Mortiochis

HP: Seymour: 70.000 (Overkill: 3500), Mortiochis: 4000
AP: 10.000
Gil: 6.000
Steal: Elixir
Drop: Lv. 4 Key Sphere

Uma das batalhas mais difíceis do jogo: comece equipando qualquer armadura com Zombie Ward e armas com Counterattack e Evade & Counter. Comece usando Bio nele, se mantenha usando Silence Buster para bloquear o Dispel de Seymour, use Talk com Kimahri para dobrar o dano causado.
Cure-se SEMPRE do status Zombie que a Lance of Athropy causa, caso contrário Mortiochis vai usar Full-Life, matando o personagem na hora. Use Haste e Protect. Depois de cerca de 3 Lance of Athropys Seymour vai usar Cross-Cleave, use Defend antes disso.
Assim que Seymour estiver com 50 mil de vida ele usará Protect, use Aerospark ou Dispel Ele também começa a usar ataques mais fortes, como por exemplo Reflect seguido de Flare, use Dispel ou Aerospark entre os dois e ele vai acertar a si mesmo. Quando atingir 35 mil de vida Mortiochis irá se preparar para usar Total Annihilation: primeiro ele entrará em “Auto-Attack mode”, depois em “ready to annihilate” e em seguida usará o golpe, o nome é bem sugestivo: 1600 de dano em todos mais 8000 distribuidos entre a equipe, então ponha um Aeon na frente, se ele tiver use o Overdrive, mas deixe ele ai de qualquer jeito.
Entre com Overdrive de Aeons carregados e descarregue para terminar com a batalha rápido.

Depois da batalha pegue o Júpiter Crest atraz dos pilares. Continue seguindo, assista as longas cenas e prossiga.


23.1 Mt. Gagazet Cave

Itens: Fortune Sphere, Return Sphere, Recovery Ring, Pep Talk.

Siga até a Save. Aqui Kimahri pode aprender White Wind com Dark Flan e Mighty Guard com Behemoth. Vá pela esquerda, atravessando a água até o desafio, acerte a bola no centro e volte para a Sphere. Siga pelo caminha que se abriu, depois pela esquerda. Desça até a água e siga para mais um desafio. Ponha Rikku no verde, Tidus no azul e Wakka no vermelho. Volte lá para pegar uma Fortune Sphere. Volte perto da 1ª Save Sphere e siga pelo caminho que você ainda não foi. Pegue uma Return Sphere e um Recovery Ring. Vá pelo primeiro caminho que você foi e pegue um Pep Talk. Agora sim volte onde você estava e entre no caminho de pedras que se formaram. Salve e prossiga:

Chefe: Sanctuary Keeper

HP: 40.000 (Overkill: 6.400)
AP: 11.000
Gil: 6.500
Steal: Turbo Ether
Drop: Return Sphere

Ele seguirá a seqüência: Photon Wings, Ataque, Ataque, Mana Breath, White Magic e White Magic. A White Magic pode ser Curaga (a principio) depois Reflect, Protect ou Regen, também pode ser Esuna se ele estiver com status ruins. Ele também pode usar Tail Sweep, remove Haste da sua equipe e dá um outro turno para ele.
Seu ataque Photon Wings causa diversos status ruins, se quiser pode usar um Aeon, mas o status Curse afeta mesmo eles. Use Armor, Power e Magic Break, não use Mental Break, ou o Curaga dele irá curar o dobro. Use vários status ruins: Poison, Slow, Dark, use Threaten de Auron também. Use Reflect nele para as magias dele virem para você.
Use Reflect nele para que ele não possa usar Curaga. Use Dispel nele quando ele usar protect, depois use Reflect e os Breaks de novo, ou se preferir nem faça isso. Ataque e use Hastega constantemente e use as dicas aqui que a batalha será fácil. Depois da batalha assista a Sphere que cair de Yuna. Siga para Zanarkand.



24.0 Zanarkand Ruins

Itens: Fortune Sphere, Sun Crest, Spiritual Targe, 10000 Gil, Friend Sphere, Lv. 3 Key Sphere, Luck Sphere.

Siga o caminho, pegue uma Fortune Sphere e um Spiritual Targe. Assista as cenas, siga e suba em uma rampa e pegue 10.000 gil. Quando chegar a uma interseção vá pela direita e pegue uma Friend Sphere. Você verá uma lembrança de Braska, lá dessa e pegue um baú escondido com uma Lv. 3 Key Sphere, Entre no domo, pegue uma Luck Sphere em meio aos escombros, salve e prossiga.



24.1 Cloister of Trials, Zanarkand

Aqui aparecerão figuras na tela e você terá que acha-las no chão.



Chefe: Spectral Keeper

HP: 54.000 (Overkill: 8.000)
AP: 12.000
Gil: 7.000
Steal: Ether (comum), Turbo Ether (raro)
Drop: Lv. 4 Key Sphere

Use o Trigger Command Move para separar seus personagens. Sempre que ele for atacado ele contra-atacará para onde ele estiver olhando. Mantenha Auron com Protect (e de preferência Beserker Ward) olhando para onde ele está, usando Mental Break. Use magias com Lulu e cure-se e use Protect com Yuna. Se tiver dificuldades carregue o Overdrive de todos e descarregue. Ele usará Glyph Mines, que matam quem estiver encima. Aeons serão mortos na hora.
Assista as cenas salve. De preferência volte um pouco para carregar os Overdrives de alguns Aeons.

Chefe: Yunalesca

HP: 1ª forma: 24.000, 2ª forma: 48.000, 3ª forma: 60.000 (Overkill: 10.000)
AP: 14.000
Gil: 9.000
Steal: Stamina Tablet (comum), Farplane Wind (raro)
Drop: Lv. 3 Key Sphere

Essa batalha é estupidamente difícil. Se você já tiver abuse da magia Holy de Yuna. Yunalesca tem 3 formas:

1ª forma: ela vai contra-atacar ataques físicos com Blind, mágicos com Silence e Overdrives com Sleep, alem de todos esses cancelarem status bons. Ela vai usar Absorv no turno dela, que absorve 2.000 de Hp de um personagem seu, mesmo que ele não tenha isso tudo. Use Hastega e Reflect na sua equipe inteira, assim eles vão refletir o contra-ataque em Yunalesca, fácil, se você tiver guarde seu Mp para os Holys.
2 ª forma: novo ataque: Hellbitter, que tira um pequeno dano e deixa todos os personagens da sua equipe em Zombie, NÃO equipe armaduras que protegem contra esse status, logo você vai saber porque. Ela alem disso usa Cura e Regen na sua equipe, que vão dar dano em você se você tiver Zombie. Se mantenha com Reflect e tudo vai ficar bem, já que a única maneira de ela te dar dano é com eventuais Hellbitters, tente por alguns outros personagens alem dos 3 que você está usando em Zombie também. Yunalesca continuará usando Absorv em Aeons, então não use eles, a menos que seja para lançar um Overdrive e matar ela.
3 ª forma: Ela começa com Mega Death: morte instantânea para toda a equipe: game over... A menos que você esteja com o status Zombie. Mantenha o Reflect. Alem de Mega Death que ela usará eventualmente ainda há Mind Blast, que adiciona um status variado para sua equipe: Curse, Sleep ou Confusion, use Esuna ou Remedys, não se preocupe, eles não vão curar seu Zombie. O problema será caso alguém morra, já que você não pode curar zumbis, então assim que alguém morrer reviva e ponha ele com toda a vida e Reflect. Nessa forma gaste todo o Mp que tiver em Holys, descarregue todos os Overdrives de Aeons (dispense eles em seguida, para não dar Hp para ela com Absorv) termine com o de Bahamuth, o único capaz de um Overkill nessa batalha.
Saia e tenha uma conversa com Auron. Volte para onde você enfrentou Yunalesca e pegue a Sun Crest. Saia e você assistirá uma cena, você acabará dentro do Airship.



25.0 Airship

Saia e converse com Kimahri e Yuna. Depois fale com Cid e vá para Highbride. Lá assista as cenas e volte ao Airship. Escolha ir para Sin.

Chefe: Sin – Left Fin, Right Fin, Sinspawn Genais e Sin’s Core

HP: Right e Left Fin: 65.000 cada (Overkill: 10.000), Sinspawn Genais: 20.000 (Overkill: 2.000), Sin’s Core: 36.000 (Overkill: 3.000)

Use Armor Break e Mental Break nele e se afaste, ataque com magias de Lulu e ataque físico de Wakka, ambos usando Haste e se mantenha curando com Al Bhed Potions e Yuna.
Contra Genais ataque ele até que ele entre na casca, continue atacando e usando Lulu com magias de fogo, se ele continuar vivo ataque-o até ele morrer. Depois use Armor Break em Sin e ataque até vencer.

Chefe: Sin

HP: 140.000 (Overkill: 10.000)
AP: 20.000
Gil: 12.000
Steal: Ether (comum), Supreme Gem (raro)
Drop: Lv. 3 Key Sphere

No 20º turno de Sin é Game Over, ou seja, você tem que matá-lo antes disso, não há muito o que dizer, apenas ataque sem parar, use Armor Break assim que puder. Use Overdrives sempre que puder e use o comando Use de Rikku, que pode ser usado à distância.

Assim que vencer os chefes siga até a Save Sphere e volte ao Airship.


26.0 Inside Sin

Itens: Elixir, Level 3 Key Sphere, Special Sphere, Level 4 Key Sphere, 20000 gil, Megalixir, Defense Sphere, HP Sphere, Laevatein, Defending Bracer, Four-on-One, Wizard Lance, Phantom Ring.

Aqui vasculhe toda a área para pegar uma Special Sphere, Phanton Ring, Wizard Lance, Elixir e uma Lv.3 Key sphere. Mais à frente você enfrentará Seymour pela ultima vez:

Chefe: Seymour Omnis, Mortiphasm x4

HP: 80.000 (Overkill: 15.000)
AP: 24.000
Gil: 12.000
Steal: Shining Gem (comum), Supreme Gem (raro)
Drop: Lv. 3 Key Sphere

É... ele não desiste nunca... E já esteve mais forte antes. Seus Mortiphasm definem qual magia ele irá usar, e também definem a fraqueza ou resistência que Seymour terá contra cada elemento: quanto mais círculos da cor do elemento estiverem apontando maior será a sua defesa contra o elemento e ele ainda usará magias do elemento o numero de vezes que tiver apontado para ele.
Mantenha 3 ponteiros de um elemento apontados para ele e 1 de outro tipo (atinja o Mortiphasm para ele para mudar) e use magias Nul do elemento que tem 3, assim você só tomará pouco dano. Ele tirará qualquer Aeon da batalha (invoque Anima para um diálogo extra). Ele também usará Dispel seguido de Ultima: use Shell e Hastega.

Deixe essa área a salve o jogo. À direita haverá um Glyph, a porta abrirá se você tiver matado um total de 10 inimigos, a próxima também, a última precisará de 14 inimigos, há uma Lv. 4 Key Sphere. Siga até encontrar uma pequena plataforma para pegar uma Four-on-One, volte e siga para mais um painel, examine ele para pegar um Defending Brace. Siga pelo norte para um lugar onde o piso balança. Examine a Glyph à esquerda para pegar um Megalixir. Volte e desça a área do centro para pegar 20.000 gil e para encontrar um painel que lhe levará para uma Hp Sphere e Defense Sphere.
Volte e siga o caminho até encontrar uma interseção. Siga por baixo para cair e pegar uma Laevatein. Suba a parede usando o botão X. Na próxima área há a Save Sphere final, a partir daqui não há mais volta
Na próxima área você terá que coletar 10 pequenas esferas. Cada vez que um cristal lhe atingir haverá uma batalha contra um inimigo forte. Cada vez que você pegar uma ela virá acompanhada de um item: Attribute Sphere, Skill Sphere, White Magic Sphere Knight Lance, Hrunting, Mage\'s Staff, Prism Ball, Infinity, Wicked Cait Sith e Stillblade.
Você estará parado, acesse o menu, cure-se, equipe as melhores armas e armaduras, gaste todas as esferas extras e S.lvs. que você tiver, é a ultima vez que você vai poder acessar o menu, siga, assista os diálogos

Chefe: Braska’s Final Aeon, Yu Pagoda x2

HP: 1ª forma: 60.000, 2ª forma: 120.000

Hora da verdadeira batalha final do jogo (mas não a ultima). E ela é bem difícil, ou extremamente fácil, você decide. Use Zombie nele e mate-o com algumas poucas Phoenix Downs e Elixirs... Não quer? Pois é.. Se você chegou aqui é melhor ter um bom desafio:
Entre na batalha com os Overdrives carregados de preferência. Comece usando Breaks com Auron e Hastega. Sempre que Tidus falar com ele sua barra de Overdrive será zerada, você só poderá falar 3 vezes, então use-as só quando necessário. Use Slowga nos Yu Pagodas. Use Protect sempre que puder, cure-se da petrificação imediatamente, ou seu personagem será eliminado da batalha. Use Holy e Ultima também se tiver, tudo é válido, não poupe nenhum item.
Bad Breath de Kimahri também funciona bem deixando ele confuso. Use Aeons para bloquearem o Overdrive da segunda forma ao invés de usar o Talk de Tidus. Se tiver muitas dificuldades carregue o Overdrive de todos antes de vir aqui e descarregue tudo.

Haverão algumas batalhas contra seus próprios Aeons, não há como perder elas.

Chefe Final: Yu Yevon

É o chefe final do jogo, mas não há como perder dele, apenas use tudo o que você tiver. Zombie e Phoenix Dows também funcionam nele. Boa sorte.

Depois de vencê-lo assista o merecido final do jogo.
Se quiser dê load no seu jogo, ainda há muito que se fazer, como derrotar Nemesis ou os Dark Aeons, mas isso exige tempo.


Sidequest: Missões Opcionais:

Agora é possível ir para qualquer lugar do mapa usando o Airship, entre elas áreas especiais que não podiam ser acessadas antes.
Certifique-se de ter o Celestial Mirror para pegar as Celestial Weapons dos personagens, veja na área de Calm Lands ou na seção de Celestial Weapons.
Use a opção Passwords e ponha: MURASAME, GODHAND e VICTORIOUS, pegue um item com o respectivo nome em cada lugar desses, use a opção Coordinates até achar os seguintes lugares, entre neles e pegue os itens:
Battle Site: x = 39~43, y = 56~60: Phantom Bangle.
Besaid Falls: x = 29~32, y = 73~76: Dragoon Lance.
Mi\'ihen Ruins: x = 33~36, y = 55~60: Sonar.
Sanubia Desert: x = 12~16, y = 41~45: Ascalon.
depois entre em Baaj Temple: x = 11~16, y = 57~63.
[*Nota: na versão internacional há vários Dark Aeons espalhados, você ainda não conseguirá derrotá-los, então apenas não vá para aquele lugar].



Sidequest: Baaj Temple

Itens: Mega Phoenix x4, Megalixir, Onion Knight.

Você já esteve aqui antes, apenas siga para frente, haverá uma batalha contra um chefe:

Chefe: Geosgaeno

HP: 32.767 (Overkill: 32.767)
AP: 4.200
Gil: 1.000
Steal: Water Gem
Drop: Power Sphere

Você precisa de Stone Ward ou Proof em Rikku, Wakka e Tidus, pois eles que participarão dessa batalha. Se alguém for petrificado automaticamente sai da batalha. Ele geralmente absorve algum personagem, pondo ele dentro. Absorvendo os status bons que ele tiver. De dentro dele você pode usar um Trigger Command, use ele sempre que puder, ou seus outros dois personagens levarão um dano alto.
No final da batalha ele poderá deixar uma arma com No Encounter, se você ainda não tiver uma é uma boa oportunidade, sugiro ficar enfrentando ele até conseguir uma.
[*Nota: No Encounter é uma habilidade de armaduras, o único modo de conseguir uma arma com ela é com Geosgaeno].

Existe uma entrada, afunde no lado oposto para achar a Celestial Weapon de Lulu: Onion Knight. Depois vá até a entrada, lá há dois baús nos cantos com Mega Phoenix x4 e Megalixir. Existem 6 estatuas, cada uma delas representa um dos templos. Elas irão ativar se você tiver pegado os itens especiais usando a Destruction Sphere em cada templo:
Superior esquerda: Besaid, esquerda: Macalania, inferior esquerda: Zanarkand, superior direita: Bevelle, direita: Djose, inferior direita: Kilika.
Volte para pegar os que você ainda não pegou. Você com certeza não pegou o de Zanarkand, então volte lá para pegar um Magistral Rod. Lá você terá que ativar todos os blocos cinzas. Aproveite e pegue o Sun Crest no Chamber of Fayth se ainda não tiver pegado (Dark Bahamut vai estar lá na versão internacional).
Depois de ter pegado todos os itens secretos volte lá para pegar um novo Aeon: Anima, a mesma que Seymour usou contra você.



Revisitando os lugares

Antes de mais nada consiga uma armadura com a habilidade No Encounter se você não tiver ganho uma arma com essa habilidade na parte anterior. Você precisa de Purifying Salt x30. Você pode capturar 4 de cada espécie de dragão: Vouivre (Mi\'ihen Highroad), Lamashtu (Mushroom Rock Road), Kusariqqu (Thunder Plains), Mushussu (Sanubia Desert), Nidhogg (Cavern of the Stolen Fayth / Mt. Gagazet) para 99 deles. Use 30 na armadura de algum personagem e equipe nele, você só precisa de uma.
Agora com o Airship vá por toda Spira para conseguir novas coisas, entre elas as Celestial Weapons:
Besaid: aqui há uma das Jetch Spheres. Vá no templo e converse com Valefor para ganhar Hi-Potion, White Magic Sphere, Potions x2, Elixir e Evasion Sphere.
S.S. Liki: há mais umas Jetch Sphere aqui. Há um pequeno minigame onde o capitão pede para você contar pássaros ao redor do navio. Você encontrará Clasko aqui, escolha a opção Chocobo breeder (criador de Chocobos) para ganhar uma Friend Sphere (Lembra do baú onde ele estava na frente em Macalania Lake?).
Kilika: Ifrit pode lhe dar alguns itens: Defense Sphere, Accuracy Sphere, Luck Sphere e Agility Sphere.
S.S. Winno: Aqui ajude um homem a contar os pássaros ao redor do barco, ele está na parte de cima do navio, a resposta correta é 11, com isso você vai ganhar uma arma com várias habilidades de Str ou Mag.
Luca: aqui pegue uma das Jetch Spheres perto do vestiário dos Besaid. Jogue Blitzball para conseguir todos os Overdrives de Wakka e a Júpiter Sigil, use o Reset Data para conseguir os prêmios e contrate bons jogadores de começo, como Jumal, Zalitz e Wedge em Luca e Wakka ou Brother no Airship. Pegue a World Champion com a mulher no balcão do Cafe.
Mi’ihen Highroad: pegue uma das Jetch Spheres na parte antiga da estrada (Oldroad).
Mushroom Rock Road: saia de Mi’ihen e passe reto pela entrada de Mushroon, entre depois pela esquerda e suba na plataforma, use a Rusty Sword para pegar a Massamune. Pegue a Auron Sphere em um precipício na ultima tela, do lado inverso a base dos Crusaders.
Temple of Yevon-Djose: pegue alguns itens no Cloister of Trials: Agility Sphere, Magic Defense Sphere e Luck
Sphere.
Moonflow: perto das docas dos Shoopufs há mais uma Jetch Sphere.
Thunder Plains: aqui jogue o minigame de desvio de raios, de preferência na parte ao Norte da Agência, desvie de 200 raios seguidos, depois vá para a agência e pegue a Vênus Sigil. Anote, pois o game não avisa, equipe No Encouter de preferência. Na parte Sul siga o fantasma de Cactuar até um baú com a Spirit Lance de Kimahri. Pegue uma Jetch Sphere perto de uma torre de raios por lá, se você pegou todas agora aprenderá o último Overdrive de Auron.
Macalania Woods: jogue os dois jogos das borboletas na floresta para pegar a Saturn Sigil.
Macalania Lake: Shiva lhe dará alguns itens: Magic Defense Sphere, Accuracy Sphere e Magic Sphere.
Sanubia Desert: jogue o Minigame dos Cactuars, ativado falando com uma pedra de Cactuars na ultima parte do deserto. Você terá que procurar por Cactuars no deserto: 1º: no Oásis, 2º: na segunda parte do deserto, 3º: em uma das placas na tela onde está a pedra, 4º e 5°: nas ruínas, na esquerda da parte central do deserto, 6º: Em um baú na parte inferior esquerda da parte central, 7º: na Save Sphere, tente salvar depois cancele, 8º: em um dos redemoinhos, 9º: vá no Oásis, depois siga ele até o topo do Airship,10º: Atraz de você. Pegue a Mercury Sigil na parte que se abriu, aproveite para treinar um pouco.
Calm Lands: complete todos os quatro treinamentos dos Chocobos para pegar a Caladbolg na parte noroeste de lá, depois faça um tempo abaixo de 0:00 no quarto treinamento para ganhar a Sun Sigil.
Cavern of the Stolen Fayth: pegue uma Strength Sphere com Yojimbo.
Mt. Gagazet: Capture um de cada monstro de lá, pegue o Blosson Crown na Monster Arenas depois.
Remiem Temple: Derrote todos seus Aeons, incluído Anima, depois use o Blosson Crown e o Flower Scepter e pegue as Magus Sisters lá, derrote-as para ganhar o Moon Sigil. Saia e volte para pegar uma Defense Sphere.
Capture todos os monstros de 10 áreas ou espécies para pegar o Mars Sigil.
Macalania Woods: Vá ao local onde você conseguiu o Celestial Mirror e combine todos os seus Crests e Sigils com as Celestial Weapons. Se você fez tudo correto terá todas agora.

Se quiser capture vários monstros para ótimos itens, como por exemplo os pássaros, que lhe darão 99 Mega-Phoenix, 3 de cada um: Condor (Besaid Island), Simurgh (Djose Highroad), Alcyone (Sanubia Desert). Com elas ponha Auto-Phoenix nas armaduras, de preferência brancas com 4 slots. Com elas as batalhas serão bem fáceis
Siga para Omega Ruins:



Sidequest: Omega Ruins

Itens: Teleport Sphere, Friend Sphere, Magic Sphere, Al Bhed Primer Vol. XXVI.

Aqui é um ótimo lugar para treinar, só pode ser acessado depois de ter pego o Airship, nas coordenadas: x = 69~75, y = 33~38.
Existem baús indicados como Mimics no mapa, eles podem ser ou não baús de verdade, você pegará itens dependendo de quantos você abriu, se salvar o jogo eles recomeçaram. Aperte no Glyph 1 depois no 2 para ter acesso a Teleport Sphere.



Chefe: Ultima Weapon

HP: 70.000 (Overkill: 13.560)
AP: 40.000
Gil: 20.000
Steal: Door to Tomorrow
Drop: Lv. 3 Key Sphere

Se você é fã de FF já deve conhecer ele, antes como Atma Weapon, Ultimate Weapon ou Ultima Weapon mesmo, você já deve ter uma idéia da força dela, mas ela é bem mais fraca do que você imagina:
Use Haste, Reflect e Protect em todos, use Dark Attack/Buster nela. Ataque sempre e a batalha não será difícil, descarregue o Overdrive de alguns Aeons, de Anima de preferência. Roube sempre que puder. Se quiser você pode usar Bribe nela, você ganhará 99 Penduluns, mas não é muito recomendado se você não tiver dinheiro de sobra.
Esse não é o chefe final, então você já deve estar imaginando quem vem por ai:

Chefe: Omega Weapon

HP: 999.999 (Overkill: ???????)
AP: 50.000
Gil: 30.000
Steal: Gambler’s Spirit
Drop: Lv. 4 Key Sphere

Não é nada se comparada a original do FF8, se você esperava uma batalha monstruosa vai ficar desapontado.
Aprenda Supernova com Kimahri logo que tiver a chance. Use Haste e Protect como sempre. Entre na batalha com Overdrives de Aeons e personagens carregados e descarregue nele para uma vitória fácil. Fora isso não há segredos apenas ataque e cure-se constantemente, use Aeons e logo logo ele vai estar morto.







Nota: Este Detonado não é de minha autoria, mas é o melhor e mais completo que já encontrei na Internet. Infelizmente não tenho mais o site onde o consegui, mas em todo o caso, gostaria de agradecer ao autor e ao site pelo ótimo trabalho, o qual me ajudou muito no começo, e graças a este Detonado é que eu posso tirar muitas das dúvidas de vocês no Tópico Oficial de FFX que temos no fórum.



COMO PEGAR TECNICAS DE BLITS BOOL:
quando selheciona sua equipe, irá aparecer para colocar as abilidades e depois para marcar.Quando for para marcar ou Mark mode, selhecione um jogador da outra equipe que esteja com uma abilidade de azul(significa que vc tem slot para ela)
Quando chegar a hora do jogo e o jogador usa essa tecnica irá aparecer no canto da tela escrito tecnica,nesse momento aperte Xe vc ganhará a tecnica dele.
Isso irá ajuda para pegar Jupiter Sigil e a celestial de wakka



bom gente esse e um dos melhores detonados que achei